segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Folheto Numerado na Roda de Leitura


Folheto silábico numerado

É uma réplica do banner silábico confeccionado para leitura diária exposto na sala de aula. O diferencial é que para cada sílaba no folheto tem um número e através deles são indicadas sílabas para formação de palavras. Com o banner as crianças visualizam técnicas de construção de palavras e o folheto é um suporte que poderá levar para casa e identificar todas as palavras que poderão encontrar, seja nos rótulos de produtos, na televisão, jornal, revistas, nas atividades de casa, etc.

Quando a criança percebe que o folheto numerado é um mecanismo que o ajudará na construção do seu aprendizado, ou seja, com ele poderá dar maior presteza na aquisição especialmente da leitura sem intervenção de outros, isso o torna um material de apoio inseparável no seu dia-a-dia escolar e só desvincula-se do mesmo a partir da estabilidade adquirida na leitura de diversos textos. Porém não se desligam completamente, pois geralmente recorrem nos momentos de dúvidas, principalmente quando a atividade está vinculada à escrita.

Meu Folheto Numerado (Música: Barata mentirosa)
Conhecendo os pedacinhos
Palavrinhas vou formar.
Unindo uma a uma,
Vejam só o que vai dar.
Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
Vejam só o que vai dar.     bis
Do camelo escrevo CA
Da vaca escrevo VA
Do lobo escrevo LO
No CAVALO vou andar.
Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
No cavalo vou andar.    bis
Muitos números no folheto
Para as sílabas encontrar
Inventar muitas palavras
E histórias pra contar. 

Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
E histórias pra contar.    bis
No 63 tem PI
Da frente é a PO
No 13 tem CA
E a PIPOCA vai estourar.
Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
E a pipoca vai estourar.    bis
Se você é inteligente
Logo vai adotar
O folheto todo dia
Para tudo estudar.
Rá-rá-rá, ró-ró-ró,
Para tudo estudar.    bis
(MARTINS, 2010)

Quando a criança consegue descobrir palavras no folheto, este passa ter mais significado e na interação com outras crianças as descobertas se multiplicam tornando esse material um grande potencial utilizado em todos os momentos capaz de proporcionar um acentuado desenvolvimento, intensificando o despertar para a leitura com propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário